Noticias

19/07/2019 - Revitalização da Cana-de-açúcar no Cariri beneficiando agricultores familiares

Com a finalidade de promover o resgate cultural do cultivo da cana-de-açúcar no Cariri, o Instituto Agropolos do Ceará (IACe) irá realizar amanhã (20/07), às 19h, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em estande compartilhado com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA),   o lançamento do Programa de Revitalização de cana-de-açúcar no Cariri, junto aos agricultores familiares da região.

A iniciativa que, em fase experimental, contribuiu com o agricultor Antônio, Gonçalves, que mora no Sítio Taquari, situado no município Farias Brito, deverá incrementar as possibilidades de plantio para mais trabalhadores rurais. A estimativa é de, até 2020, distribuir 15 toneladas de colmos de cana para 40 agricultores.  

De acordo com o coordenador da Fábrica Escola, Alexandre Cortez, a medida irá possibilitar o resgate cultural do manejo e garantir qualidade. “Nós vamos distribuir colmos das variedades RB7515 e RB579. Com esse trabalho, esperamos fazer com que os agricultores sintam confiança no manejo da cana-de-açúcar. Em breve, também vamos oferecer capacitação para esses agricultores. Dessa forma, além de plantar, eles vão conseguir fazer os derivados da cana-de-açúcar, como rapadura e cachaça”.

ASCOM Instituto Agropolos do Ceará.

Comentar